Cinema na 17ª Semana de Museus “Memórias e Democracia”
O “Projeto Cinema no Museu: sessão de filme com debate” do Museu Antropológico da UFG é um parceiro do Cineclubismo Goiano e uma mostra interessante do papel cultural dos Museus Universitários na comunidade em geral. O Projeto começou em 2009, convidando debatedores para a escolha de filmes e interação com o público. A parceria entre os Cineclubes e o Museu se fortaleceu com a participação de Elza Mota, em 2013, no 1º Encontro de Cinema e Educação no Cine Cultura e em 2016, com Adelino Carvalho, quando os cineclubes começaram a realizar as sessões no Miniauditório Prof. Acary Passos de Oliveira na Praça universitária. Posteriormente o Museu Antropológico participou da confecção do livro “Cineclubismo em Goiás: Uma história de resistência e emancipação” em parceria com a Universidade Federal de Catalão.
No período de Pandemia e com a chegada de Rossana Klippel, a parceria entre o Museu e a União de Cineclubes de Goiânia se fortaleceu a partir das sessões online, através do Canal do Youtube do Museu que foi uma experiência que permitiu o estado de Goiás ser um destaque no cineclubismo brasileiro, diversificando e multiplicando as experiências cineclubistas realizando Encontros de Cineclubes Latino-americanos, Encontros do Centro-Oeste, Encontros Goianos, Diálogos Cineclubistas, Encontros de Cinema e Educação e tantas outras experiências que permitiram ampliar a experiências de cinema e incluir a poesia nos encontros.
A 17ª Semana de Museus conta com a parceria do Cineclube America Nuestra e o Cineclube Imigração e o tema é Memórias e democracia com pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas. Na quarta-feira, 20, com a curadoria da chilena e mestranda em Performances Culturais Violetta Alvin e com o convidado para debater os filmes, o aluno de História do IFG Arthur Ramos. Os filmes são os curtas chilenos “Aztlan” (2009) de Carolina Adriazola e “Locas Perdidas” (2015) de Ignacio Juricic. Na quinta-feira, dia 21, com curadoria da estudante de Publicidade e Propaganda da UFG, Heloisa Marina. Diretora do projeto Palco das Palavras realizará uma dinâmica alternativa para a abordagem dos filmes, “Marta Kalunga” (2022) de Marta Kalunga, Lucinete Morais e Thaynara Rezende e “Hawalari” (2021) de Cassio Domingos. Na sexta-feira, 22, a curadoria é de Beatriz Ohana do Cineclube América Nuestra em parceria com o Cineclube Imigração, com o filme “A Cordilheira dos Sonhos” (2019) de Patricio Guzmán. Os convidados para o debate são os chilenos Violeta Alvim e Rafael Sepulveda.
As parcerias entre as instituições culturais e educacionais são importantes para os cineclubes goianos e para a Cultura. O Museu Antropológico da UFG é um espaço que deve ser conhecido e reconhecido pela comunidade goianiense. Venha conhecer o Museu Antropológico que se encontra na Avenida Universitária, 1166, setor Leste Universitário.
Por Francisco Lillo
Veja Mais detalhes sobre o Cinema na 17ª Semana de Museus:
- Saiba mais sobre Caldas Novas tem Cineclube que é uma Provocação. Clique aqui!
- Saiba mais sobre A História do Chile na Netflix. Clique aqui!
- Saiba mais sobre a Programação dos Cineclubes em Setembro de 2023. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o Cineclube em Goiás com Olhar Universitário. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o filme “Oppenheimer” Uma Experiência Pedagógica. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o Cine Goiás Itinerante. Clique aqui!
- Saiba mais sobre o Cineclube Imigração. Clique aqui!
Faça parte de nossas redes sociais!
Instagram: https://www.instagram.com/cinegoiania/
Facebook: https://www.facebook.com/cinegoiania/
Twitter: https://twitter.com/cinegoiania/
Youtube: https://www.youtube.com/ch…tWiykFA
Gostou deste conteúdo?
Preencha seu Nome e E-mail abaixo para receber mais novidades do site